Variedades

Oktoberfest brasileira

Talvez poucos saibam que a cidade de Blumenau com cerca de 310 mil habitantes situada no estado de Santa no sul Brasil, realiza a segunda maior festa típica alemã do mundo, isso em número de dias e quantidade de visitantes.

Ao todo são 19 dias em que a vila germânica se transforma no palco de inúmeras apresentações diárias de bandas regionais e internacionais no qual predomina o estilo musical e a culinária alemã.

Atualmente o evento recebe em média 500 mil visitantes por edição, no entanto, este número já se aproximou de um milhão em algumas etapas. O que hoje não seria mais possível, devido ao controle de público que passou a ser obrigatório, sobretudo para evitar tragédias como as ocorridas em algumas festas com superlotação.

A Oktober como é conhecida surgiu em 1984 após a pior enchente da história da cidade. Localizada numa belíssima região ao sul do Brasil, conhecida como vale europeu, Blumenau oferece ao turista não só a Oktoberfest como também suas lindas paisagens montanhosas,

parques aquáticos, turismo rural e logicamente as ricas culinárias alemã e italiana, já que essas sãos as duas maiores imigrações ocorridas na região a mais de um século, isso sem contar com as belíssimas praias próximas.

Tradicionalmente a festa tem início com um desfile no centro da cidade onde os moradores e visitantes podem se apresentar em trajes típicos e carros alegóricos bem pitorescos. O acesso a cidade é relativamente fácil, tanto por terra quanto por ar. O aeroporto mais utilizado é o da cidade vizinha de Navegantes que fica cerca de 50 quilômetros de distância e possui inúmeros vôos diários de diversas capitais, como Rio de Janeiro e São Paulo.

 

 

 

Texto e imagens Jornalista Lucky Luciano

Previous ArticleNext Article
Jornalista, escritor e fotógrafo documentarista. Tendo publicado seu TCC entitulado Soweto o dia seguinte, em 2005. Documentário fotográfico feito na África do Sul quando dos 10 anos do fim do Apartheid. É Especializado em documentários fotográficos, editoria de moda, publicidade, esportes e natureza.