Construção e Arquitetura

Maior arranha-céu de madeira do mundo é concluído em Vancouver

Maior arranha-céu de madeira do mundo é concluído em Vancouver, Cortesia de naturallywood.com
Cortesia de naturallywood.com

“Torre de madeira”, “arranha-céu de compensado”, pode chamá-lo como quiser, mas a era da madeira já chegou. Brock Commons Tallwood House, o edifício da moradia estudantil da University of British Columbia (UBC), recentemente concluído em Vancouver, ocupa atualmente uma posição de destaque no mundo da arquitetura – pelo menos até a próxima torre de madeira superar o que foi possível alcançar até agora.

Projetado pelo escritório canadense Acton Ostry Architects Inc., o projeto surgiu de um esforço conjunto entre uma série de empresas e consultores, incluindo a Architekten Hermann Kaufmann, da Fast + Epp, da Áustria, e a GHL Consultants Ltd., juntamente com o renomado fabricante de uma série de produtos e embalagens de madeira, Structurlam.

“Descobrimos que trabalhando com madeira, poderíamos reduzir os prazos da obra. A montagem da estrutura de madeira foi incrivelmente rápida, mais rápido do que esperávamos “, explicou John Metras, Diretor Gerente de Desenvolvimento de Infra-estrutura da UBC.

Alcançando uma altura de 53 metros, o edifício pode abrigar até 404 alunos e compreende uma mistura de unidades de quartos ou estúdios, espaços de estudo e convívio, e um lounge para os estudantes na cobertura. Com a equipe de projeto e construção trabalhando integradamente desde o início, o processo foi simplificado por um teste completo das conexões das peças de madeira através de uma maquete de dois pavimentos antes da construção no terreno. Isso não só permitiu à equipe testar a estabilidade estrutural, mas também ajudou a aprimorar o cronograma de obras.

Um modelo detalhado 3-D foi ainda mais importante para o processo da pré-fabricação, permitindo que diversas disciplinas discutissem e aplicassem as ideias antes da fabricação das peças e do início da construção. Devido ao planejamento meticuloso e à integração eficiente dos processos de projeto e construção, o Brock Commons foi concluído em apenas 70 dias após a fabricação e expedição dos componentes pré-fabricados – consideravelmente menor do que o tempo que teria levado para concluir a mesma obra em concreto.

fonte: ARCHDAILY

 

 

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *