Turismo

COPA DO MUNDO 2018 – RUSSIA E A VODKA

Reza uma lenda que quando o príncipe Vladimir decidiu adotar uma religião monoteísta, isso lá no século 10, quase adotou o islamismo, mas recuou rápido pois no islamismo é proibido beber! Será mesmo que a Rússia é cristã ortodoxa por questões etílicas? Isso jamais saberemos, mas sem a vodka, a psique russa ficaria totalmente abalada!

“…A palavra “vodka” é conhecida desde o século 17 e é provavelmente uma derivada de “voda” (água). No passado, outros nomes também eram usados para a bebida: vinho (vinho de pão), vinho korchma ou korchma, vinho destilado, vinho ardente, vinho queimado e vinho amargo entre outros. Pensa-se que a própria bebida, ou melhor, o seu antepassado, uma bebida forte chamada aqua vitae (latino para “água da vida”), foi trazida pela primeira vez para a Rússia por comerciantes genoveses a caminho da Lituânia. Eles viajaram por Moscou, onde os convidados estrangeiros tiveram uma audiência com o Príncipe Dmitry Ivanovich, chamado Donskoy por sua vitória sobre o exército mongol-tártaro no campo de Kulikovo pelo rio Don. Lisonjeados pela hospitalidade do governador de Moscou, eles lhe apresentaram vasos com o espírito acima mencionado…”. (fonte Museu da Vodka em Moscou)

Originalmente a Vodka é produzida a partir da BATATA, ainda hoje mantem essa tradição na Rússia, na Noruega, na Polônia, mas já existem Vodkas com misturas interessantes como milho, milho, trigo, centeio e cevada!

Voce sabia que Vodka já foi sinônimo de moeda na Rússia, e os rótulos foram considerados dinheiro? No final da história russa moderna, houve um período de tempo em que uma garrafa de vodka se tornou uma espécie de moeda nacional, que era usada para pagar todos os tipos de pequenas despesas.

Além disso, no início da década de 1920, durante uma séria crise financeira quando houve escassez de unidades monetárias, os rótulos de vodca serviram como dinheiro na Sibéria! Esta bebida também desempenha um papel significativo na língua e no folclore russo. Em outras palavras, a vodka é um componente importante da vida russa, elemento de identidade nacional e cultura cotidiana.

Portanto com tantos atributos interessantes, quando for para Rússia, não se acanhe, beba vodca!

Sandra Covesi

 

Previous ArticleNext Article