Turismo

BUCOVINA – ROMÊNIA

Uma região fundamental para os que querem saber da Romênia sem dúvida alguma, é a Bucovina. Uma reserva histórica, cultural, econômica e religiosa que a Butterflytour (Sandra Covesi) foi conferir.

Situada nas colinas do norte da Moldávia, no sopé dos Cárpatos, dividida politicamente entre Ucrânia e Romênia, a região da Bucovina, abriga alguns dos maiores tesouros de arte do mundo: Os Mosteiros Romenos, todos reconhecidos pela UNESCO como Patrimônio Mundial. Lindas instalações, construídas nos séculos XV e XVI adornados com afrescos que retratam cenas religiosas, são lugares únicos no mundo todo.

O de maior destaque entre todos eles é o Mosteiro Voronet. Uma linda obra de arte com história peculiar. Chamado de “Capela Sistina do Oriente”, o Mosteiro foi construído em 1438 pelo Príncipe Moldávio Estevan o Grande, que a cada uma de suas conquistas, coloria as paredes do Voronet com um afresco de um grande artista local. Aliás, as vitórias de Estevan valem um parêntese; Não foi apenas o Voronet sua principal obra. A cada uma de suas conquistas em guerra, ele mandava levantar um Mosteiro. O resultado de suas 46 vitórias é, portanto o responsável por uma onda de construções sem precedentes dentro do terreno altamente coberto por floresta da região de Bucovina, na Romênia moderna. Tradição esta, que foi seguida por seus sucessores o que garantiu um espetáculo para o deleite dos turistas.

Monasterio St. John na Suceava (1514-1522), Monasterio Putna (1466-1470), o Probota (1398-1532) são alguns desses templos que resistem ao tempo para encantar a Região.

Outra visita imperdível na Bucovina é o Parque Nacional Ceahlau, um espetáculo da natureza, concebido inicialmente como uma área protegida pelo Conselho de Ministros em 1955, o Parque conta com mais de 90 espécies de aves, além de lugares paradisíacos e o impressionante complexo Cárpatos, uma das poucas áreas montanhosas que ainda mantém inalteradas amostras da natureza.

Para quem gosta de artes, a Bucovina também conta um grande número de museus dos mais variados temas; Art Museum, Museu Etnográfico,
Museu de História Judaica, Museu de História da Moldávia em Iasi e o Bucovina History Museum na outra grande cidade da Região, em Suceava. Para quem gosta de música, a Região apresenta várias opções como o O Festival Regional de Danças Folclóricas (abril) o tradicionalíssimo Radauti Ceahlau Folk Music Festival (Segundo domingo de agosto) e o Moldova Folk Music Festival (outubro) todos na Cidade de Iasi.

Tudo isso, com o agradável clima com a temperatura média no verão de aproximadamente 25 graus, uma rede hoteleira muito boa e uma população bastante alegre, culta e receptiva esperando por você.

Sandra Covesi – covesisandra@gmail.com

 

Previous ArticleNext Article