Construção e Arquitetura

A Moda das Energias Renováveis


Diariamente ouvimos na mídia os termos energias renováveis, energia limpa, Sustentabilidade, seria isso uma moda?

 

O crescente consumo de energia e de seus custos, causou uma aceleração no crescimento das fontes renováveis modernas, eólica (Ventos) e fotovoltaica (Solar), e essa corrida energética chegou ao brasil antes de 2012, porem foi nesse ano que se consolidou com a criação de leis nacionais para uso dessas energias de forma claras e definidas.

Pois bem, o Brasil é muito bem cotado no índice dos países mais sustentáveis do mundo, segundo a exame, ocupamos a 9ª posição do ranking dos países mais sustentáveis em 2011, com 15 GW (Giga Watts) de investimentos o equivalente a US$ 8 Bilhões.

O que são Energias Renováveis

É a designação usada para as fontes naturais de energia que conseguem se renovar, ou seja, nunca se esgotam, pois estão em constante regeneração.

As fontes de energias renováveis poluem pouco ou não chegam a agredir o meio ambiente, são consideradas energias limpas, são fornecidas pela natureza e sua utilização não contribui para a emissão de gases ou outros materiais tóxicos e nocivos para o ambiente natural.

Por definição, também são energias sustentáveis, pois atendem às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras

Entre as principais vantagens das energias renováveis, além do fato de serem inesgotáveis, está a possibilidade de serem implantadas em qualquer lugar do mundo, não havendo uma centralização de recursos, como acontece com o petróleo, por exemplo, que tem como maior reserva a região do Oriente Médio.

As energias renováveis também são classificadas como energias alternativas, devido ao seu caráter garantido (seja no presente ou no futuro), visto que as energias não-renováveis (como o petróleo e o carvão mineral, por exemplo), tem um limite no mundo e demoraria milhões de anos para que pudessem ser novamente repostos, além da quantidade alarmante de poluentes liberados para a atmosfera, como os gases causadores do efeito estufa, além da iminente escassez dos recursos fósseis, como o petróleo, fizeram com que o surgimento e aprimoramento das energias renováveis fossem emergenciais.

As principais fontes de energia renováveis são:

  • Energia hidrelétrica: energia proveniente do aproveitamento do potencial hidráulico existente num rio, utilizando desníveis naturais como quedas de água, ou artificiais, produzidos pelo desvio do curso original do rio.
  • Energia eólica: geração de energia elétrica a partir da força dos ventos através de sistema de turbinas eólicas;
  • Energia solar: geração de energia elétrica ou térmica através da captação da luz do sol em painéis fotovoltaicos;
  • Biomassa: produção de combustível ou energia elétrica a partir de matéria orgânica de origem animal e vegetal.

Esse movimento veio para ficar mesmo! Uma forte prova disso que é a indústria de acessórios para celulares e computadores já estão se adaptando para ganhar mercado. Acima temos o guarda sola SOLARIS, com capacidade de carregar celular e computadores através da energia do sol.

Algo semelhante já estará disponível no ROCK IN RIO desse ano! É a arvore solar, uma tecnologia mineira com capacidade de carregar até 10 aparelhos ao mesmo tempo.

E a moda não fica fora dessa onda jamais! Impressionante é que essas roupas, criadas pela designer de moda Pauline Van Dongen em parceria com o especialista em energia solar Gert Jan Jongerden, podem ser a solução para aquele problema muito comum a todos nós, quando nossos celulares acabam a bateria e não temos como recarregá-los. Elas possuem células fotovoltaicas que captam a luz do sol, tornando-se uma fonte de energia natural.

E da forma mais convencional chegou as residência, comércios e indústria. E hoje já é possível reduzir a conta de energia ao valor mínimo, em alguns casos 99%. Uma empresa seria e responsável pode buscar os melhores equipamentos do mercado e fazer todo processo junto a concessionaria local.

Teríamos muito mais para falar sobre energia renovais e a moda do momento. Então não deixe de acompanhar nossos próximos artigos.

Carlos Locatelli

 

Fontes Externas

http://www.energia.sp.gov.br/2017/02/importancia-dos-incentivos-para-energia-limpa-e-renovavel-no-brasil/

http://exame.abril.com.br/economia/os-10-paises-lideres-em-energia-limpa-no-mundo/

http://ciclovivo.com.br/noticia/guardasol_com_paineis_solares_permite_que_usuario_carregue_seus_eletronicos/

http://exame.abril.com.br/tecnologia/rock-in-rio-tera-arvores-de-energia-solar-para-recarregar-celular/

 


		
Previous ArticleNext Article