Variedades

Copa sul de futebol americano 2017

A equipe do Itajai Dockers do Presidente Benjamin Lechuga e comandada pelo Head Coach Bertu Fernandes, emplacou a segunda vitória seguida na Copa Sul de Futebol Americano. Demonstrando disciplina tática, bom preparo físico e sobretudo humildade os Dockers venceram o confronto contra a boa equipe do Corupá Buffalos por 19 X 07. A partida foi disputada em Itajaí no estádio de grama sintética do Clube Náutico Almirante Barroso que disputa a segunda divisão do campeonato catarinense de futebol.

Ainda novidade por aqui, esta modalidade vem adquirindo cada vez mais adeptos e à medida que as equipes vão se organizando, a tendência é que o esporte se consolide de fato a médio longo prazo.

No Brasil o Futebol americano surgiu nas areias cariocas no ano de 1986 e sua primeira equipe de gramado foi o Joinville BlackHawks, fundado por Dennis Prants em 1991 e que passaria a se chamar Joinville Panzers em 1994.

O Primeiro torneio realizado no Brasil foi no ano de 2000 o Carioca Bowl e foi disputado na areia. No entanto, no ano de 2006 foi organizado o primeiro campeonato Nacional, porém, somente em 2008 as equipes começaram a jogar com o equipamento completo.

A Copa Sul conta atualmente com 12 equipes dos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, divididas em três grupos.

O Campeonato é bem organizado mesmo levando em consideração a falta de apoio e estrutura adequada. Contudo, a tendência é crescer a medida em que as agremiações estão cada vez mais organizadas.

Lucky Luciano

Previous ArticleNext Article
Jornalista, escritor e fotógrafo documentarista. Tendo publicado seu TCC entitulado Soweto o dia seguinte, em 2005. Documentário fotográfico feito na África do Sul quando dos 10 anos do fim do Apartheid. É Especializado em documentários fotográficos, editoria de moda, publicidade, esportes e natureza.